A FDJ – Fraternidade dos Discípulos de Jesus – foi fundada na Federação Espírita do Estado de São Paulo, no dia 4 de março de 1954. O termo “fraternidade” é utilizado para designar agrupamento de pessoas ligadas entre si pelos mesmos desejos, ideais e objetivos.

A FDJ é uma extensão, no plano material, de uma fraternidade do espaço, denominada Fraternidade do Trevo. Estão capacitados a fazer parte de seus quadros, os alunos que concluíram com aproveitamento a Escola de Aprendizes do Evangelho e, como Discípulos, sentem em seu corações e abraçam o ideal de servir a humanidade em toda parte e em qualquer situação.

O ideal da iniciação Espírita é melhorar o mundo por meio do aperfeiçoamento espiritual do homem. Em termos práticos, a FDJ deve dar suporte permanente a abertura de consciência dos que lhe buscam a orientação e apoio. Consciência esta, que deve resultar na “Responsabilidade com o Cristo”, que é, quando o Discípulo reconhece o seu próprio valor na Seara do Mestre, bem como das suas reais e profundas necessidades de aprimoramento espiritual, conjugando-os num projeto de vida e de felicitação.

Atenta a esta situação, a coordenação da FDJ, por intermedio do CGI, está propondo, para toda a Aliança, reafirmarmos nosso compromisso com o Cristo, por meio da retomada deste sublime triângulo de forças espirituais propulsoras: O Estudo, O Trabalho e A Reforma Interior.